terça-feira, 30 de junho de 2015

Pizza e Vinho um Casamento de Sucesso !


Os populares veículos de informação no Brasil brandão que tudo aqui acaba em pizza mesmo, principalmente no Senado, mas melhor mesmo que acabasse em Pizza e vinho, mas não pra eles e nem com nosso dinheiro, pois se não o estariam tomando grandes Châteaux com Pizza de Lagosta, Rs !

Pizza e vinho é com certeza a melhor compatibilização, pois vinho é digestivo e não traz a sensação de estufar que a cervejinha traz, outra verdade é que vinho local sem duvida é ainda mais fácil de acertar, assim como espaguete bolonhesa está para Chianti, Leitão da Bairrada com Tinto de Baga, Jerez com Jamón Serrano e ai por diante, a comida local combina demais com vinhos regionais, isto é a história consolidada da gastronomia, mas assim como os vinhos se modernizaram as Pizzas também e muito, sabores fundidos, pizzas gourmet's e as doces.


Certo dia li um artigo de algumas indicações de vinhos para pizza, um tanto quanto refinadas demais, não é que pizza não mereça um bom vinho, pelo contrario merece a pizza e a companhia, mas creio que podemos colocar vinhos que se deem bem e não sejam caro$,

Vamos descomplicar !?!?!



PIZZAS SALGADAS:


  • Mozzarella e Margherita 
Vai bem com tintos jovens (com pouca ou nenhuma passagem por carvalho), leves a médio corpo e com boa acidez, ótimos para escoltar a gordura do queijo e não perder para a  acidez do tomate. Harmonização: Chianti Classico, Sangiovese, Syrah Chileno ou Pinot Noir Premium.
  • Portuguesa
Esta está entre as mais difíceis de combinar, pois agrega muitos ingredientes diferentes e um inimigo do vinho o ovo, mas não desanime, coloque um vinho vivo de acidez media a mais e médio corpo, um Merlot Chileno vai bem, assim como um Montepulcciano sem madeira ou um Pinot Ultra Premium ficaria belo !
  • Calabresa e Toscana 
Os vinhos mais indicados para acompanhar essas pizzas são os que possuem taninos, perfeitos para ir de encontro à gordura  da linguiça. Este tanino  pode ser na já bem conhecida Cabernet Sauvignon, Tannat e alguns vinhos que tem passagem por barricas, mas também arriscaria com um Chianti moderno, destes que se enriquecem de uvas francesas, um Chianti com Sangiovese e Merlot seria bacana e que tal Brasilizar com um bom Tannat da Campanha Gaúcha, eles possuem os taninos firmes mas já podem ser apreciados mais cedo que os duros uruguaios.
  • Frango com Catupiry
Catupiry Oh delicia né ?, mas está combinação ficaria melhor no Verão, com um belo Espumante Rose Brut, pois a acidez do espumante limpa e convida ao próximo pedaço, mas se quiser ir de Tinto, pode ser Pinot Noir de Casa Blanca, Neozelandês ou Um Cru de Beaujolais.
  • Abobrinha
Vegetais, gosto muito de harmonizá-los com Carménère, mas neste caso não vai rolar, precisaremos de Branco, e para realçar e acompanhar a abobrinha um delicioso Sauvignon Blanc, tropical e levemente mineral, que tal um da Patagônia Argentina ou Neozelandês, quer ir de tinto então procure Abobrinha com Carne Seca, a combinação é show e abre leque para Merlot, Carménère, Cabernet Sauvignon Chileno e Super Toscano se quiser deixar mais refinada sua Pizza & Vinho.
  • Rúcula com Tomate Seco
Agora temos o contraste do amargor da rúcula com a agridoce do tomate seco, nada melhor que uma boa acidez de um bom espumante Brut Rosé, ou acredite ou não um bom (falei bom, existe) Lambrusco Seco, não estou falando daquelas bebidinhas doces servidas em casamentos e coquetéis mal informados !
  • Atum
Para as Pizzas de Atum, não consigo ver abbinamento (harmonização) melhor de que um bom Pinot Noir ou Beaujolais.
  • Palmito
Palmito, está pizza vais muito bem com Pinot Grigios bons, Chardonnays Tropicais, mas arriscaria também com espumante Brut Champenoise e Pinot Noir no caso de bater o pé pelo tinto.


  • Baiana
Baiana é com com certeza uma de minhas preferidas, o Principio para está harmonização é a falsa doçura, causada pelos Cabernet's Chilenos, Carménères macios e por que não os Primitivos italianos, estes vão acalmar a picância e dar espaço para todo sabor da pizza e vinho.


PIZZAS DOCES:





  • Pizza de Banana
Pizza de banana combina com vinhos aromáticos, persistentes e florais, Um vinho de Sobremesa de Sauvignon blanc ou Riesling.
  • Chocolate
Essa pizza pede um tinto de sobremesa, talvez um  colheita tardia de Pinot Noir, mas eu no frio iria de Porto Ruby ou Vintage.


Obs: agora que você já viu os princípios das harmonizações, gordura com acidez, picância e doçura, vegetais com vinhos brancos, Atum e Vinhos Tintos leves....., é só coloca los à prova e deixar a imaginação fluir, não precisa ser caro, precisa ser vinho !

Saúde e Boa Pizza & Vinho!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário