quinta-feira, 18 de junho de 2015

O Vinho e suas Calorias !



Pode parecer coisa de aficionado, mas para os fitness calorias importa e muito. Entre os líquidos, o menos calórico é a água, com 0 kcal (quilocaloria), e, entre os sólidos, o mérito é do pepino, com 10 kcal a cada 100 gramas, mas pera aí você alguma vez já se perguntou ou se importou em quantas calorias tem seu vinho preferido ?!!!
Quando regamos nossa taça é difícil passar em nossa cabeça esta duvida, vinho é calórico, atrapalha na dieta ou engorda ?
   

Depende muito das técnicas de vinificação e variedades de leveduras, açucares residuais....blá, blá, blá, mas basicamente 20 calorias a cada 30 ml, logo uma taça de tem aproximadamente 100 calorias. E tudo, sem colesterol, sódio ou gordura. Obviamente, trata-se de um valor médio, pois o valor calórico de um vinho vai variar de acordo com sua composição de açúcar, leveza, teor alcoólico, entre outras características.
Pois bem bem, que fique aqui explicado que o verdadeiro vilão das calorias é o álcool e não as taxas de açucares residuais do vinho, o álcool possui 2 x mais carboidratos do que o açúcar, mas lembre se o vinho é umas das bebidas menos calóricas ao se compara à vodca e ao Chopinho !

   

Espumantes
Valores aproximados:

- Brut: 95 calorias
- Demi-sec: 110 calorias
- Moscatel: 137 calorias


Vinho branco leve
- Com menos de 10 g/L de açúcar residual
- Teor alcoólico de 8% a 10%
- Valor aproximado: 95 a 139 calorias


Vinho seco (tinto ou branco)
- Teor alcoólico de 12% a 14%
- Valor médio: 107 calorias

Vinhos mais alcoólicos

- Teor alcoólico de 13,5 % a 16 %
- Valor aproximado: 187 a 219 calorias

Vinhos de sobremesa
- Exemplo: Vinho do Porto ou Madeira
- Teor alcoólico de 16 % a 20 %
- Valor aproximado de calorias: 220 a 260 calorias

Obs: todos estes valores de calorias citados são aproximados e não devem ser usados como referência para dietas e outros controles alimentares.



Só para finalizarmos, vinho é saúde e fica aquele conselho que ouvimos a vida toda de nossas mães, "Tudo em excesso é ruim e o segredo é a moderação, saúde amigos "


Fontes de consulta: dietaesaude.org - boaforma.uol.com.br - mdemulher.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário