terça-feira, 2 de junho de 2015

A Potente Malbec Argentina e a Elegante Malbec Chilena, conheça suas particularidades !

Afincamento, birra, capricho, caturrice, cisma, obcecação, obstinação, perrice, pertinácia, relutância, renitência, resistência, teima, teimosice e turra!, podem ser alguns dos sintomas para não mudar os vinhos de sua adega, como já falei diversas vezes a Argentina não é só Malbec, existem maravilhosos Shiraz potentes em Tupungato, Deliciosos Pinot's e Sauvignon's Blanc na Patagônia, Tannat's complexos e maduros em Salta e a deliciosa e descontraída Bonarda em Mendoza, mas ai digamos que você topou provar tudo isso, bacana !, agora pense !, em render se a um Malbec Chileno !

O Fato é que nosso paladar está também em constante mudança, tempos gostamos de vinhos pesados e outrora já estamos nos Charmosos e Finos Pinot's, e pode ser nesta etapa que o Chile pode se dar muito bem com a Elegante Malbec isso mesmo, se na Argentina ela faz vinhos mastigáveis de taninos doces e tons de frutos confitados, no Chile é meio que efeito contrario, lembra um Malbec mais manso pelo tempo, com frutas silvestres frescas, taninos finos, acidez mais afiada, corpo reduzido e álcool à estilo  retrô, como a 20 anos atrás por volta de 12.5º, um conjunto elegante !

O Chile já produz Malbec a 20 anos, tem produzido exemplares notáveis, mas pela grande associação que existe entre uva/país, ou seja, Malbec/Argentina, os exemplares chilenos têm passado quase desapercebidos, eu disse quase !

Vale relembrar: há alguns anos atrás, participando de uma importante Guia sul-americana (Austral Spectator), o vinho que ficou em primeiro lugar nesta categoria, para a surpresa de todos, lembrando que esta guia é elaborada por especialistas argentinos com degustadores convidados da maioria dos países da América do Sul, incluindo enólogos brasileiros, foi o vinho Viu 1, da vinícola chilena Viu Mannet.

Não estou dizendo que amanha ao abrir o Wine bar você tem que compra um malbec chileno, até porque o gosto é algo particular e cada um pode (e deve) ter sua própria opinião, mas existem vinhos excelentes desta uva no Chile e penso que muitas pessoas concordam e irão querer provar. Como não lembrar do fantástico Malbec de Colchagua da vinícola Viu Manent, o Viu 1? Ou do estupendo e fresco Loma Larga Malbec? ou então o custo-prazer da Casa Silva Malbec Reserva.

Tudo isto ocorre de uma maneira simples e natural, devido aos distintos climas  entre ambas as regiões produtoras. Mendonça é muito mais tórrida  que o Vale Central no Chile, isto explica por que as uvas “Malbec mendocinas” conseguem uma concentração de açúcar mais intensas que as chilenas, o que, no final, se transforma em um potencial alcoólico maior.

Agora você já sabe, Malbec Argentino Exuberância, Malbec Chileno Elegância, vá aberto a desfrutar dos dois estilos e tenho certeza que você não ira se arrepender, afinal como se diz por ai, ! "O não eu já tenho !

Saúde Amigos !




Nenhum comentário:

Postar um comentário