terça-feira, 11 de novembro de 2014

Vinícola Perini e suas Cervejas Gourmet's



A Matarelo – nome inspirado no lugar de onde vieram os antepassados da família Perini da Itália. Pela primeira vez no Brasil uma vinícola entra no mercado emergente de cervejas gourmet's e artesanais. “A cerveja gourmet usa referências do vinho para se colocar no mercado, como harmonizações, diversidade, entre outras características. Então acreditamos que os dois produtos têm muito a ver um com o outro e servirão para completar o portfólio de bebidas da empresa”, afirma o diretor comercial, Franco Perini, idealizador do projeto.

Tradicional vinícola do Vale Trentino, em Farroupilha, na Serra Gaúcha, a Perini é amplamente conhecida pela elaboração de vinhos finos, espumantes e suco de uva. Antes de chegar ao Brasil, em 1876, Giuseppe Perini produzia cerveja de forma artesanal na cidade de Matarelo, na região do Trento, Itália, para consumo próprio e dos amigos. Giuseppe é pai de João Perini, que por sua vez é pai do proprietário da vinícola, Benildo Perini. “Era um sonho antigo recuperar parte da história da família Perini como produtor cervejeiro familiar”, comenta Benildo.

A retomada desta forte tradição familiar é representada nos rótulos das cervejas Matarelo de quatro estilos – American Lager (seguindo a escola norte-americana), Weiss, Red Vienna Lager e Munich Dunkel (estas três da escola alemã). “São cervejas que têm complexidade de aroma e sabor, mas, ao mesmo tempo, possuem ‘drinkability’, ou seja, são fáceis de beber”, explica Franco Perini, da quarta geração da família Perini no Brasil. “Agora é possível harmonizar qualquer prato com vinho ou cerveja feitos pela família Perini”, diz Franco.



O desenvolvimento do projeto levou dois anos, em conjunto com a Cervejaria Santamate, de Santa Maria. “Encontramos o parceiro ideal para elaborar cervejas Premium, com escala de produção e garantia de qualidade”, observa Franco Perini. A expectativa é faturar R$ 500 mil já neste primeiro ano.

As cervejas
A Matarelo Weiss pertence ao estilo de cerveja de trigo (wheat beer ou weissbier) proveniente do sul da Alemanha. Possui forte presença de frutas no seu aroma e sabor, principalmente banana e maçã, além de aroma de cravo. Já a Red Vienna Lager foi elaborada com três tipos de malte de cevada, o que lhe confere uma coloração avermelhada. Seu aroma remete ao floral e cítrico vindo dos três tipos de lúpulo utilizados, além de suave caráter de malte. A primeira cerveja do estilo Vienna Lager foi fabricada na Áustria, desenvolvida em 1841 por Anton Dreher. Outro grande destaque da linha é a Munich Dunkel, produzida com o malte Munich, o que lhe confere um aroma com notas de chocolate, malte tostado, pão ou biscoito. Não apresenta um caráter exageradamente doce, mas sim um equilíbrio entre a doçura do malte e o amargor de lúpulo.

Você encontrará estas linha de cervejas especiais, a partir da próxima semana na www.seculobebidas.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário