segunda-feira, 29 de setembro de 2014

San Polo Governo IGT, Um Toscano Passificado !



A família Allegrini é  referencia na história de Valpolicella, desde o século XVI. Com cerca de 100 hectares de vinhas nas colinas de Valpolicella clássico, proferiu a cultura da vinha e do vinho.

Giovanni Allegrini começou sua carreira muito jovem. Ele aperfeiçoou a arte de vinificação agindo com rigor na seleção das uvas e da introdução de algumas inovações importantes em termos de produção de vinho

 Após sua morte, em 1983, o património da “Allegrini” passa  para as mãos dos filhos Walter (falecido  em 2003), Marilisa e Franco, que em um curto espaço de tempo foram capazes de alavancar a ainda mais a empresa, que produz cerca de 900 mil garrafas por ano, com extrema qualidade.

Uvas Secando, Apassitamento !
Ao longo dos últimos dez anos, a curiosidade e o espírito empreendedor levou os Allegrini fora dos limites de Valpolicella, adentrando a Toscana,  assim nasceu Poggio al Tesoro e  San Polo. Mesmo na Toscana Allegrini soube combinar tradição e inovação, de modo a aumentar, por meio de produtos originais, a excelência do Made in Italy.


E foi com este espirito que a inovação veio através dos métodos tradicionais de Valpolicella de Passificar as uvas, para a confecção dos Amarones, que Nasce um Encantador Custo-Prazer!

Vinho Feito pelo método Governo, 'Governo Toscano all'uso', que adicionar uvas pacificadas, com alta concentração de açúcar no mosto iniciando assim  uma segunda fermentação lenta. Governo é em grande parte feito a partir de uvas Sangiovese, mas também tem uma pequena parcela de Merlot e Canaiolo. 

As uvas são colhidas manualmente na segunda semana de setembro. O primeiro passo consiste em prensar uvas frescas (80%) em temperatura controlada de 25-29 graus, durante 10 dias. Os restantes 20% da colheita deixa-se secar ao ar por até 60 dias. Após passificadas são prensadas e formam outro vinho, acrescentado em  Novembro ao primeiro vinho, refermentando por mais 10 dias.

Uma parte do vinho envelhece em barricas de carvalho francês usada uma vez, um total de 10 meses. 

Aromas de frutas vermelhas, cerejas, ameixas, frutas secas, canela, especiarias doces e agradáveis mastigar. O saboroso e de boa estrutura. Taninos são macios e sedosos. A Segunda fermentação de uvas Passas  dá ao notas de doces de tâmaras e chocolate, A acidez fresca da Sangiovese mantém o excelente equilíbrio, para não ficar enjoativo, muito pelo contrario, um fantástico primo pobre de alma riquíssima dos Amarones !

Acompanharia um bom barreado, cozido de Panela, pratos com reduções balsâmicas e arriscaria apenas uma barras de chocolate 60% Cacau, mas foi sem nada e ficou Show !


Disponível na Século Bebidas !

Nenhum comentário:

Postar um comentário