domingo, 28 de setembro de 2014

Pimenta e Vinhos, harmonizando e domando a Capsaicina !

Você é daqueles que gosta de comidas bem condimentadas e quando ouve a palavra pimenta enche a boca d”água ?, Se sim está no Post Certo !



Particularmente gosto muito de pimenta, pelo simples fato de acrescentarem um sabor diferenciado. Desde o século XV, as especiarias são produtos valorizados, indispensáveis para dar um toque de sabor marcante aos pratos. A pimenta preta, conhecida aqui no Brasil como pimenta do reino, é e sempre foi à pimenta mais consumida e comercializada no mundo.

A pimenta do reino é um fruto da trepadeira “Piper Nigrum”, originária da Costa do malabar, trecho do litoral no sudoeste do subcontinente indiano. Durante a idade média, a pimenta do reino era a especiaria mais importante da Europa, e seu comercio era extremamente forte. Pelo fato de ter tanta força comercial, a pimenta do reino chegou a ser comercializada como moeda, provando o seu alto valor naquela época.

Hoje as pessoas começam a conhecer e provar mais vinhos, com tantos Blogs e a própria Internet colaborando para o conhecimento dos enófilos,  mas quando acham que aprendem, regridem em um ponto, “vinhos doces”, estes não são apenas para quem não entende de vinhos ou apenas a porta de entrada para o mundo dos vinhos, muitas pessoas quando indicamos um vinho com doçura residual, acha que é vinho para quem não entende de vinhos, mais ou menos por ai.

Vou mostrar agora que vinhos com doçura tem um papel importante na harmonização e podem brilhar mais do que apenas na hora da sobremesa!


Agora vamos ao vinho, afinal como harmonizar a picancia dos pratos, a Capsaicina é o componente ativo da Pimenta  e a inimiga intimo dos Taninos (sensação de amarrar a boca nos vinhos tintos),  mas se encaixando muito bem com vinhos mais ácidos e espumantes (brancos no geral),  deixando uma porta pra tintos não muito tânicos e bem frutados.


O que é capsaicina e quais são seus efeitos para a saúde?     

 A capsaicina (8-metil-N-vanilil-trans-6-nonenamida) é o principal componente ativo da pimenta, seguido da dihidrocapsaicina, nordihidrocapsaicina, homodihidrocapsaicina, homocapsaicina, entre outros, os quais são chamados capsaicinoides. Os capsaicinoides são componentes químicos que dão às pimentas sua ardência característica e têm atraído grande atenção devido às suas extensas propriedades farmacológicas, como as atividades de analgesia, anticancerígena, anti-inflamatória, antioxidante e anti-obesidade.
  
A capsaicina está concentrada nas sementes do fruto, por isso pimentas caseiras batidas são uma bomba para qualquer vinho, se for para exagera na pimenta é melhor beber refrigerante, pois você perdera todo o prazer do vinho e logo dinheiro, algumas anestesiam o paladar de tal forma que nem mesmo o refrigerante dará conta.

Harmonizando,

Uma da mais amáveis e perfeitas combinações , seriam os vinhos naturais e-ou Spatlese (com doçura residual), um  Riesling ou  Gewürztraminer pois a  sua doçura e gritante acidez fazem os princípios básicos para está harmonização, doçura atenua a picância e acidez traz frescor, tanto para o prato como para não deixar o vinho doce demasiado. Os Brancos do Pais vizinho “Alsacia, fazem o mesmo papel, com talvez um pouco menos de doçura !

·         Sauvignon Blanc, dos mais tropicais aos mineiras, todos conservam, uma acidez aguda, perfeita para lhe conferir o frescor desejado.

·         Riesling, Os Riesling no geral funcionarão bem, pois tem de natureza deliciosa acidez, charmosos aromas de frutas brancas cristalizadas, especiarias doces e algo químico, perfeito para o Thai, mas se puder usar os da Alemanha, ai você ganhara em perfume e harmonização perfeita, prefira os com residual de açúcar, consulte o Sommelier.

·         Gewürztraminer, Assim como a Riesling tem aromas e sabores intensos, apenas mudando as gamas de aromas e sabores, ela mantem uma alta acidez e encanta pelos aromas florais, frutas maduras e muito floral, prefira os com alguma doçura !

·         Espumantes Demi Sec, Estes farão um belo par para estes pratos, principalmente em se tratar da entradas, se for Cevicce ficara fantástico, pode apostar, consulte o Sommelier para ajustar a doçura.

·         Tintos Sem Madeira, Tome cuidado com os vinhos muito barricados, estes além dos taninos da uva, adicionam mais taninos com a passagem em madeira, o ideal seria,

v  Pinot Noir,  de Leve a Médio corpo,  procure os de Vales e Regiões mais frias, estes tem uma acidez deliciosa e fresca, farão bonito aos pratos de peixes, frangos e comidas mais levas.

v  Cabernet Sauvignon,  daqueles com fruta gritante, bem alegres e descontraídos, procure encaixa-lo com pratos de carne, um bom Filé ao Poivre Vert, ficaria belo !

v  Rioja Joven, Muito frutados, parecem o pedacinho do novo mundo na Europa, frutados e descontraídos , fazem o mesmo papel da cabernet sauvignon, com menos taninos e menos corpo, use e abuse.

   

As Gastronomias mais focadas na Pimenta;


Bun Bo Hue, Uma sopa quente de macarrão ,
carne bovina e carne de porco trotters. Ligeiramente .
Culinária do Vietnã
Considerada uma das culinárias mais saudáveis do mundo, pelo uso mínimo de óleo e pela utilização de ervas e legumes.  As influências chinesas, francesas, indianas e cambojanas, formaram a gastronomia vietnamita.
São ingredientes comuns: o molho de peixe, a pasta de camarão, o molho de soja, o arroz, as ervas frescas, as frutas e verduras, a erva-cidreira, o gengibre, o hortelã, a canela, a pimenta, o limão e as folhas de manjericão.





Culinária tailandesa
É a combinação de sabores: doce, salgado, ácido e picante. O arroz jasmim, levemente adocicado e de grãos finos, acompanha quase todos os pratos. A comida tai é saudável, contando com uma grande variedade de saladas, frutas, sopas, noodles (macarrão à base de arroz) e carnes grelhadas ou assadas, principalmente peixes e frutos do mar. Além de vários tipos de pimentas.



Chorizo de Toluca – carne de porco, toucinho, pimentão, tipos
variados de chilis e condimentos fazem o recheio de tripas de
 cedro que serão amarradas e cozidas.


Culinária Mexicana
A comida mexicana sempre foi conhecida por suas cores vibrantes, seus sabores exóticos e texturas marcantes. Ela é herança dos povos ameríndios que habitavam aquela região, como os astecas e os mayas, e dos colonizadores europeus. A culinária mexicana tem como base o milho, cereal típico daquela região, e ingredientes como o tomate, o abacate, o feijão e a pimenta.



A matemática é esta, use vinhos macios e sem ou com pouco carvalho, pode até apostar em outras uvas seguindo estes pré-requisitos, você pode converter isto também para outras sensações de queima, como o gengibre, o Limão e o Wasabi, muito obrigado e até o próximo brinde !








Nenhum comentário:

Postar um comentário