terça-feira, 30 de setembro de 2014

Encorpando Nossa História, Batalha Vinhas & Vinhos.


Quase dois séculos depois da Batalha do Seival, neste mesmo local, nasce o vinho Batalha, encorpado por nossa história e produzido em condições ideais de clima e solo na região considerada berço dos grandes vinhos do Rio Grande do Sul. Região essa, localizada no paralelo 31º, latitude onde atualmente se encontram os melhores vinhos do novo mundo.

Recebi semana passada está garrafa para prova, confesso que não me impressiono muito com rótulos trabalhados, sou muito adepto da filosia "não julgue o livro pela capa", já vi e degustei tantas belas garrafas, mas o que morava dentro não se sobrepunha nem mesmo ao vidro, mas está garrafa chama a atenção pelo nível histórico que ela quer passar, e seu  brasão é um diferencial à parte, fora seu lado externo este vinho estava bem destacável na taça, primeiramente de uma elegância Europeia, 13% de álcool, madeira justa "quase escondida", toques terrosos, folhas secas, tâmaras desidratas, e um toque animal inesquecível (carne curada ainda úmida), realmente seus aromas e sabores já denunciavam que este vinho estava no ápice, em boca frutas vermelhas bem retrateis "delicado" de uma acidez deliciosa, mesmo assim gostaria de telo degustado um pouco mais jovem, e irei tentar telo na Século Londrina !

Especificações Técnicas

Álcool 13% vol.
As uvas que originaram este vinho foram colhidas manualmente, em parreiras de Bagé, na região da Campanha do Rio Grande do Sul. Após cuidadosa seleção dos cachos, as uvas foram maceradas, passaram pelos processos de fermentação e parte do vinho passou por maturação em barrica de carvalho francês. Este vinho apresenta cor vermelho rubi intensa, aromas vinosos, levemente herbáceo, sabor macio e agradável. Recomenda-se servir a uma temperatura entre 16º e 18º C.



A Batalha do Seival

Em 1836, ocorreu onde hoje se localiza o município de Candiota, RS, a Batalha do Seival, conflito militar em que os revolucionários da revolução farroupilha venceram o exercito do império brasileiro e ensejaram a República Riograndense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário